quinta-feira, 20 de março de 2014

“Desde a idade de 6 anos eu tinha mania de desenhar a forma dos objetos. Por volta dos 50 havia publicado uma infinidade de desenhos, mas tudo o que produzi antes dos 60 não deve ser levado em conta. Aos 73 compreendi mais ou menos a estrutura da verdadeira natureza, as plantas, as árvores, os pássaros, os peixes e os insetos. Em conseqüência, aos 80 terei feito ainda mais progresso. Aos noventa penetrarei no mistério das coisas; aos 100, terei decididamente chegado a um grau de maravilhamento – e quando eu tiver 110 anos, para mim, seja um ponto ou uma linha, tudo será vivo.”
 
Katsushika Hokusai, artista japonês, século XVIII e XIX




quarta-feira, 5 de março de 2014

Faze o mesmo!

“Recolhe-te em ti mesmo e observa. E se achas que ainda não és belo, faze o
que faz o criador de uma estátua que deve ser bela. Ele corta aqui e ali, alisa acolá,
torna uma linha mais leve, uma outra mais pura, até que
na estátua surge um belo
rosto. Faze o mesmo: corta o excesso, endireita o que está torto, leva luz ao que está
sombrio, trabalha para fazer com que tudo resplandeça em beleza, e não cesses de
cinzelar a tua estátua até que ela desprenda sobre ti o divino
esplendor da virtude,
até que vejas a bondade final estabelecida com firmeza no santuário sem mácula.”
 
- Plotino (205 D.C.Licopólis, Egito-270 D.C.