“Desde
a idade de 6 anos eu tinha mania de desenhar a forma dos objetos. Por
volta dos 50 havia publicado uma infinidade de desenhos, mas tudo o
que produzi antes dos 60 não deve ser levado em conta. Aos 73
compreendi mais ou menos a estrutura da verdadeira natureza, as plantas,
as árvores, os pássaros, os peixes e os insetos. Em conseqüência,
aos 80 terei feito ainda mais progresso. Aos noventa penetrarei no mistério
das coisas; aos 100, terei decididamente chegado a um grau de maravilhamento
– e quando eu tiver 110 anos, para mim, seja um ponto ou uma linha,
tudo será vivo.”
Katsushika
Hokusai, artista japonês, século XVIII e XIX