sábado, 24 de dezembro de 2011

Descalço

Gosto de andar descalço e de gente que faz a gente ser a gente mesmo, sem frescurices, sem ensaios. Mas as vezes é preciso a segurança do lugar-comum, do salto-alto, do desfarce de gente normal.
Isso porque o desfarce protege, evita, afasta... intimidade é para poucos.

"Intimidade é quando a vida da gente relaxa diante de outra vida e respira macio. Não há porque se defender de coisa alguma nem porque se esforçar para o que quer que seja. O coração pode espalhar os seus brinquedos. Cantar a música que cada instante compõe. Contar as paisagens que vê enquanto cria o caminho. Andar descalço, sem medo de ferir os pés."
Ana Jácomo

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ação

"Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"

Fernando Pessoa


Meta para outubro: estudar as palavras, exercitar o ouvir, diminuir o falar, programar o agir e agir, agir e agir

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tudo

" Medo é uma palavra que indica todas as coisas que você teme: infelicidade, separação, solidão, isolamento, medo de não ser ninguem, falta de perspectiva para o futuro, morte e vazio. Qualquer coisa que você teme, tudo é medo. Se você lida com o medo voce está lidando com tudo."
Swami Dayananda Saraswati




sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vedanta

"O Vedanta não remove limitações. Apenas nos faz compreender que já somos livres de todas elas."
Swami Dayananda.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Base firme

Uma base firme para a fé em Deus é a fé em si próprio. É a divindade que reside em nós que nos permite reconheceer a divindade no mundo. Caminhos para Deus de Jonathan Roof pg 76

Sem Autoconfiança nenhuma realização é possivel. Se você tiver fé em sua força e capacidade, você poderá usar suas fontes internas de coragem e se eleva a niveis mais altos de alegria e paz. A fé em si mesmo brota do atma, que é a sua realidade interior. O atma é paz, alegria,força e sabedoria. É do atma, portanto, que você deve sacar essas ferramentas para o crescimento espiritual.

Sathya Sai Speaks 6, pg 102

Desenvolver autoconfiança é a primeira coisa a ser feita.Quem não tem fé em si mesmo começa a vagar sem rumo, a vacilar e a tomar caminhos diversos.
Sathya Sai Speaks 9, pg 184


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Srimathi Radharani

Comemorando com Radha meu aniversário:

jaya rādhā-mādhava kuñja-bihārī

gopī-jana-vallabha giri-vara-dhārī

yaśodā-nandana braja-jana-rañjana

yāmuna-tīra-vana-cārī




domingo, 4 de setembro de 2011

4 de setembro

“A realização da vida consiste na realização do Atma-sakshathkara (Eu Divino). Para conseguir essa realização, deve-se estar inteiramente livre dos impulsos (Vasanas). Moksha (Libertação) é, no verdadeiro sentido do termo, a liberdade da escravidão desses impulsos. Essas tendências são de dois tipos: benéficas e maléficas. As tendências benéficas estão saturadas com santidade; as maléficas alimentam a mente e a tornam mais e mais incontrolável e instável; elas se espalham e fortalecem o desejo de prazer material. Se os impulsos benéficos (Vasanas Shubha) são incentivados e cultivados, os impulsos maléficos não se multiplicam e não aprisionam a mente por tempo indeterminado; eles assemelham-se a sementes fritas que não brotarão. Se você se fixar aos impulsos beneficentes, você pode facilmente adquirir o conhecimento do Divino. Ilustrações de impulsos benéficos são um resultado de atividades como a associação com Mahatmas (grandes almas), reverência ao grande, conversa com ele, seguindo seus conselhos e praticando a caridade, fortaleza, amor, paciência, verdade, coragem, continência, não violência , etc.”

Sathya Sai Baba

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aceitação plena da vida

Que o vazio revele o seu pleno!

Os anseios permitam-no achar o sereno!

Que a tristeza mobilize-o à aceitação da felicidade!
...
A perda momentânea de sentido, para a sua reconstrução seja uma oportunidade!

Que o medo impulsione-o a descobrir seu poder!

A certeza da morte desperte o seu valor por viver!

Que as expectativas do futuro mantenham-no no presente atento!

A ausência desperte seu contentamento!

Que a aceitação plena da vida, em todas as suas forças, conduza-o ao reconhecimento da força da vida em você!

Os opostos levem-no à unidade do ser!

(Tales Nunes)


Fonte : Vida de Yoga



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Orgulho e Vaidade

Não sei se é orgulho ou vaidade, sempre me confundo o que é o que. As vezes, acho que o que me faz sofrer é a vaidade - uma espécie de satisfação para o outro, medo do julgamento, instinto de preservação de conteúdo, máscara, ou manutenção da paz. Não sei, só sinto essa necessidade de cortinas fechadas, de disfarce. Me sinto assim, camuflada e protegida de mostrar a mim. Aí me vem uma palavra: vulnerabilidade.Pode ser isso.



"O orgulho é a consciência (certa ou errada) do nosso próprio mérito, a vaidade, a consciência (certa ou errada) da evidência do nosso próprio mérito para os outros. Um homem pode ser orgulhoso sem ser vaidoso, pode ser ambas as coisas, vaidoso e orgulhoso, pode ser — pois tal é a natureza humana — vaidoso sem ser orgulhoso. É difícil à primeira vista compreender como podemos ter consciência da evidência do nosso mérito para os outros, sem a consciência do nosso próprio mérito. Se a natureza humana fosse racional, não haveria explicação alguma. Contudo, o homem vive a princípio uma vida exterior, e mais tarde uma interior; a noção de efeito precede, na evolução da mente, a noção de causa interior desse mesmo efeito. O homem prefere ser exaltado por aquilo que não é, a ser tido em menor conta por aquilo que é. É a vaidade em acção."


Fernando Pessoa, in "Da Literatura Européia"

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila.
Em silêncio.
Sem dar conselhos.
Sem que digam: "Se eu fosse você".

A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção."

Rubem Alves

sexta-feira, 29 de julho de 2011

"Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, Mas a poesia (inexplicável) da vida". Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 22 de julho de 2011

quarta-feira, 13 de julho de 2011

domingo, 19 de junho de 2011

Felicidade


'Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da
terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!'

[Pe. Fábio de Melo]

domingo, 12 de junho de 2011

Conhecimento

If you first fortify yourself with the true knowledge of the Universal Self, and then live in the midst of wealth and worldliness, surely they will in no way affect you.

- Ramakrishna

quarta-feira, 16 de março de 2011

Medido em amor

It is not how much we do,
but how much love we put in the doing.
It is not how much we give,
but how much love we put in the giving.
                Mother Teresa
...

Não é o quanto fazemos,
mas quanto amor colocamos no fazer.
Não é o quanto damos,
mas quanto amor colocamos em dar.
Madre Teresa

terça-feira, 15 de março de 2011

Sobre o medo

Hoje fui pra Yoga, lá não são só asanas - são asanas, conselhos, abraços, reflexões... é maravilhoso! Hoje refletimos sobre o medo, vibramos a confiança...

sábado, 12 de março de 2011

quinta-feira, 3 de março de 2011

Lindo!

Om Lokah Samasthah Sukhino Bhavantu. Que todos os seres sejam felizes.

Katie Amrita - Lokah Samasta

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Exercício1

Meta da Semana: uma semana inteira sem falar mal dos outros, sem falar mal de si mesmo e sem ouvir a negatividade alheia! :)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

From the inside out

Habita em nós o desejo de amar a Deus verdadeiramente, de dentro pra fora. Em espírito e em verdade!