terça-feira, 30 de novembro de 2010

valor

“A auto-estima é um sentimento de mérito e valor criado interiormente. Ele não depende das suas realizações.”

Pra mim o problema começa aí. No instante em que você só vale se faz algo de valor. Pensando assim, a ansiedade aumenta. Você está sempre buscando algo pra fazer – eu me sinto culpada se não tiver ocupada – neurose pura. Eu tenho que acreditar no meu valor, independente de resutados. Eu sou importante e faço coisas importantes, mas não sou porque faço.

Chama-se mania de perfeição e é paralizante. Para mim é um desafio vencer isso. E se seu errar, falhar, cair, me enganar, não agradar? ( observo o meu sofrimento em pensar nisso). Preciso aprender a aceitar que errar faz parte da aprendizagem. Só não erra quem não faz.

Sei que não é fácil nem simples, mas é um a área que tenho que trabalhar.

Uma coisa é certa: errar nunca vai ser minha intenção.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Te amo!

Eu tenho uma declaração de amor de meu filho, com letras garrafais, de forma. Ele deveria ter uns quatro anos. Tinha escrito 'Mãe eu te amo' várias vezes e cada vez com as letras maiores. Não era dia das mães, não foi a pró que mandou.Mas era simples, espontâneo e verdadeiro, como o amor!

A vida cura a vida

"Vida que cura é vida verdadeira,transparente,que olha olho no olho,que sente coração a coração,que não cria mecanismo de desculpas e de fuga nem autojustificação para ocultar a realidade,mas que deixa vir a tona. Fazer este percurso é muito doloroso,porque nenhum de nós gosta de conviver com o lado menor,o que nos envergonha e nos humilha. É o nosso lado e devemos assumi-lo para então,sim,podermos ser mais humanos."

Leonardo Boff