“Recolhe-te em ti mesmo e observa. E se achas que ainda não és belo, faze o
que faz o criador de uma estátua que deve ser bela. Ele corta aqui e ali, alisa acolá,
torna uma linha mais leve, uma outra mais pura, até que
na estátua surge um belo
rosto. Faze o mesmo: corta o excesso, endireita o que está torto, leva luz ao que está
sombrio, trabalha para fazer com que tudo resplandeça em beleza, e não cesses de
cinzelar a tua estátua até que ela desprenda sobre ti o divino
esplendor da virtude,
até que vejas a bondade final estabelecida com firmeza no santuário sem mácula.”
- Plotino (205 D.C.Licopólis, Egito-270 D.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário